Mandalas terapêuticas


Mandala colorida pela minha filha, aos 6 anos e 11 meses. 

Mandalas existem há séculos. Usadas por antigos hindus, monges budistas e até mesmo os índios americanos, as mandalas têm significados muito espirituais.

Para todas as culturas que as usam, tanto na meditação como na cura, as mandalas representam o universo, o círculo sagrado da vida e outros símbolos espirituais, tais como harmonia, integridade e unidade. Eles simbolizam nossa unidade com o universo e uns com os outros.

Colorir mandalas é uma arte-terapia muito antiga. Já no século passado, Carl Gustav Jung tinha explorado o uso das mandalas na psicologia e na psicanálise. Jung nos diz: “a mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu." Portanto, você pode usar as mandalas como terapia de conservar a ordem psíquica existente.

A Mandala, como ferramenta terapêutica, trabalha a pessoa nos aspectos: físico, emocional e energético. No aspecto físico promove bem-estar, relaxamento e previne o estresse. Emocionalmente, os Mandalas pessoais podem trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois o trabalho com Mandalas sinaliza eventos que aconteceram, os que estão ocorrendo e os quer estão para acontecer. Energeticamente a Mandala equilibra os corpos sutis e suas energias peculiares.

É propriamente quando a mente se acalma e se distrai da repetitividade da vida cotidiana, que o ser humano pode encontrar novos insights, ideias e soluções para os seus problemas. E isso se consegue quando estamos à desenhar ou pintar as mandalas.

Começar a colorir mandalas também pode representar uma atividade introdutória à meditação, uma vez que com a mandala você exercita sua capacidade de concentração e foco, ao mesmo tempo que você começa a explorar os seus próprios sentimentos.

Benefícios de colorir mandalas para as crianças:

☆ Estimula a atenção e a concentração.

☆ Favorece o desenvolvimento da psicomotricidade fina das mãos e dos dedos.

☆ Promove o bem estar interior da criança ao centrar-se em uma atividade prazeirosa como é o pintar.

☆ Reduz o estresse e a ansiedade.

☆ Favorece sua criatividade e imaginação.

☆ Ajuda a desenvolver a paciência, o tesão, a perseverança e a constância.

☆ Permite que trabalhemos conceitos geométricos: círculos, triângulos, quadrados, estrelas…

☆ Possibilita que introduzamos novo vocabulário, tais como tons de cores mais específicos, formas, tamanhos ou emoções.

☆ Propicia o aumento da autoestima ao permitir que a criança possa criar algo próprio e único.

☆ Estimula o sentido estético.

As mandalas vão das mais simples às mais complexas, logo a criança poderá passar alguns minutos ou até mesmo horas colorindo. O tempo de diversão também dependerá do detalhamento da sua pintura (quantidade de cores, utilização de texturas e dégradés, efeitos de luz e sombra, etc).

De certa forma, as mandalas "falam" e nos dizem algo sobre nós mesmos e nossas emoções. O mesmo raciocínio pode see usado para as mandalas coloridas pelas crianças.  Alguns aspectos observáveis durante e após a atividade:

O sentido do colorir da mandala: se a mandala começa a ser colorida de dentro para fora, demonstra ou favorece a nossa abertura aos outros, enquanto que colorir a mandala de fora para dentro demonstra e favorece a introspecção e a compreensão de si mesmo.

A simbologia das cores usadas:

Vermelho = representa a coragem, força, energia e paixão.
Rosa = representa a afetividade, o amor.
Laranja = é a cor responsável por melhorar o ânimo. Estimula a auto-consciência e criatividade.
Amarelo = aprendizado, sabedoria e risos
Azul = remete à fidelidade, paz e saúde emocional.
Verde = amor e respeito pela natureza, saúde física
Roxo = espiritualidade
Branco = representa a paz, equilíbrio interior e estimula o foco
Preto = representa o autoconhecimento, a individualidade, pensamento profundo.
Marrom: desperta para a caridade e humildade.
Violeta: representa espiritualidade e reflexão.
Dourado: traz a energia solar que ilumina os caminhos.
Prata: traz a energia lunar, que faz a associação com o mundo espiritual e o inconsciente.

Então, se você está convencido ou convencida que a terapia com mandalas podem ajudar sua família, busque mandalas específicas para crianças colorir, fazendo uma busca no Google, organize um local tranquilo da sua casa pra colocar uma mesinha e cadeira; disponibilize lápis de cores sortidas, giz de cera, canetinha e tudo mais necessario para sua criança se expressar. Apresente a mandala pra ela e nem vai precisar pedir pra colorir, "a liga" é automática!!🤩🤩🤩 Ao final, decidam juntos o que fazer com a mandala. Eu e Cecilia decidimos colocar numa moldura e criar um lindo painel com elas e que servirá como nosso portfólio também, onde poderemos perceber os aspectos energéticos de nós mesmas e nosso estado de espírito em cada uma delas. Lembro que a Cecília me disse que quando estava pintando sua mandala era como se estivesse "comendo uma fruta junto com o Jesus", olha que lindeza!!!💙🙏

Por tudo isso, recomendamos a utilização das mandalas como uma arte terapia que deve ser utilizada pelas mães, em casa, junto com sua criança. Garanto que será uma atividade pra lá de prazerosa tanto pra vc como para sua criança, fortalecendo os vínculos afetivos entre a família.

Sugestão de site para imprimir mandalas:

http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/209-desenhos-para-colorir-Mandalas.html

REFERÊNCIAS

PINA, Cíntia. Mandala; Guia Estudo. Disponível em:
<https://www.guiaestudo.com.br/mandala>. Acesso em 12 de junho de 2019 às 10:12.
O Mandala e o trabalho terapêutico. Disponível em:
<http://www.mundodasmandalas.com/site/Artigos/Visualizar?ID_ARTIGO=7318aaab-8938-4607-a813-813d9e300885> Acesso em 12 de junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...