segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A receita como gênero textual e fonte de diversão

Desde os 3 anos de idade que quando eu ia fazer bolo, convidava a minha filha para participar do momento. A idéia era utilizar esse momento como uma atividade que a ajudasse no domínio da coordenação motora, ao mexer o bolo.

Foi por isso que tive a idéia de utilizar a receita como forma de contribuir com o processo de letramento e alfabetização dela. Para isso, peguei a receita do monteiro lopes, bem fácil e rápida de fazer e de ler.
Copiei a receita em letras bem grandes e cursivas, numa folha A4 e quando ela chegou da escola, já fiz o convite de aprender a fazer monteiro lopes. Ela topou na hora!

Mostrei pra ela o título e o local onde estavam os ingredientes. Fui lendo junto e ajudando-a a colocar os ingredientes na tigela. Foi uma atividade pra lá de divertida, com grande habilidade dela em seguir as instruções  da receita.


Foram momentos ricos de informação e diversão,  a ponto de ela pedir pra gente fazer novamente amanhã.  E é claro que repetiremos o processo todo porque considero muito importante que ela se familiarize com esse tipo de texto.

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...