quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Adivinhações e poesias para empolgar a leitura

Após os estudos que fiz sobre alfabetização e letramento, tendo feito uma boa diferenciação entre ambos os termos, iniciei um trabalho de apoio ao processo de aquisição da leitura e da escrita da minha filha de 6 anos.

Optei por alfabetizar letrando ou seja, que ela adquira a técnica de ler e escrever ao mesmo tempo em que compreende a função social daquele tipo de texto que está sendo usado.

E foi assim que ela chegou da escola hoje, cheia de energia - como sempre - e já encontrou um monte de adivinhações que escrevi numa folha de papel e colei na parede do seu quarto. Veja a imagem abaixo:

Como podem ver,  as adivinhações tinham alternativas pra que ela mesma pudesse respondê-las. Assim, eu lia a adivinhação com entonação divertida e a deixava pensar na resposta. Caso ela não conseguisse,  eu dava as opções.  Essa estratégia permite que eu perceba os conhecimentos que adquire nas brincadeiras com outros coleguinhas ou com seus primos. Me permite adentrar aonde não posso ir e interagir com outras fontes de conhecimento que ela possui.  Garanto a vocês que foi uma divertida leitura pra ambas!! Demos muitas gargalhadas de cada situação proporcionada pelo tipo de texto, ao mesmo tempo que ela se sentia protagonista no processo,  já que podia ela mesma marcar a resposta certa!

Como ela ainda tinha pique,  partimos para o poema "A foca", de Vinicius de Moraes. Como é outro tipo de texto,  a forma de leitura também mudou. Iniciei pelo título do texto e chamei atenção para o seu autor, informando que foi quem criou o poema. Em seguida comecei a leitura, perguntando sobre o que ela achava que o texto ia nos "falar". Ela fez a leitura da imagem da foca e respndeu toda empolgada  "é sobre a foca!"; depois iniciamos uma leitura juntas pois, eu ia estimulando-a para completar a rima.

Esse texto estava com ela na mesa, o que lhe permita interagir com ele. Após a leitura em conjunto,  estimulei-a a escrever do seu modo, as palavras "foca" e "bola". A primeira ela acertou a grafia. Quando perguntei como ela conseguiu acertar,  respondeu que viu no título que havíamos trabalhado logo no início!! Fiquei muito Feliz com a estratégia dela!
Já a palavra "bola" não aparecia no texto. Ela escreveu "Boa". Percebi que ela ainda não entende que a sílaba "la" precisa de consoante e vogal para ser formada, apesar de que na escola já tenha sido trabalhada a família silábica do "L" à exaustão. De qualquer forma, parabenizei-a e disse que ela havia conseguido escrever a palavra. Isso a deixou muito feliz!! Visivelmente empolgada! Foi a sua hipótese de escrita, que ela mesma formulou, pra resolver o desafio de ter que escrever a palavra "bola" sem poder vê-la escrita em nenhum lugar. Nas próximas atividades, envolvendo o mesmo texto,  quero confrontar a sua hipótese e ver como ela reage.

Perguntei se ela achava que os dois textos eram iguais.  Me respondeu que não.  Perguntei por que, ao que ela disse que tinha o texto das perguntas e o outro era só sobre a foca. Uma boa observação!  Já sabe identificar sobre o que trata cada texto.  Disse-lhe então,  que o texto das perguntas eram adivinhações e serviam para brincar. O texto sobre a foca era um poema e nos divertia mas, também aprendíamos sobre os hábitos desse animalzinho.

Ambas as atividades foram muito divertidas - na hora de ler que precisava 'espetar a barriga da foca", eu tentava espetar a sua barriga à guisa de cócegas, o que rendia muitas gargalhadas! Ela mesma disse que se divertiu bastante e assim finalizamos mais um dia de estímulo ao seu processo de alfabetização com letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...