sexta-feira, 14 de junho de 2019

Recurso para falar dos sentimentos



A escada das emoções é um recurso prático que se pode aplicar perfeitamente em casa com nossos filhos. Sempre que a criança tiver algum problema, a escada das emoções pode ser um recurso interessante para falar sobre o que sente e ao mesmo tempo aprender a colocar em prática as técnicas de autorregulação das emoções.
E o mais legal é que pode ser utilizado pela referência educadora da criança, sejam os pais, avós, tios, tias, etc.

Como utilizar:

Aproveite as situações cotidianas para explorar este recurso. Durante o processo de conversa sobre o ocorrido e as emoções que isso provocou na criança, ela deve ir passando de um degrau a outro.
Você que é o mediador, deve ir anotando num pedaço de papel as respostas da criança, à medida que ela vá subindo os degraus que orientam a autorregulagem das suas emoções. Se a sua criança já souber ler e escrever, ela mesma pode escrever nos papéis que você der à ela. Ou ainda, vocês podem usar o painel apenas para se guiarem nas subidas dos degraus, respondendo às perguntas sem precisar escrever as respostas. Foi assim que aconteceu aqui em casa, na primeira oportunidade que surgiu para usarmos esse painel.

À cada resposta, prenda com o pregadorzinho na escada das emoções e analisem juntos o painel que se formou para pensar em outras respostas possíveis para a mesma situação, agora que sua criança está mais calma.

Exemplificando situações práticas de como usar este recurso de autorregulagem das emoções.

Opção A:

Degrau 1: O que passa (a situação do conflito) >> Pedro estragou meu brinquedo (de pé sobre a primeira ficha)

Degrau 2: O que penso >> Não pode ser, eu gosto muito desse brinquedo.

Degrau 3: O que sinto >> Tristeza e raiva

Degrau 4: O que faço >> Empurro e brigo com Pedro

Degrau 5: O resultado >> Ele também me empurra e acabamos com raiva um do outro.

Provavelmente essas seriam as reações e sensações da criança diante do ocorrido. Podemos convidá-la a pensar como teria sido se tudo tivesse se dado de modo diferente. Para isso, peçamos  à criança que retorne à primeira ficha para refletir e obter melhor resultado.

Opção B:

Degrau 1: O que passa >> Pedro quebrou meu brinquedo.

Degrau 2: O que penso >> Pedro estava brincando com meu brinquedo e, sem querer, deixou que ele caísse. Por isso quebrou.

Degrau 3: O que sinto >> Embora esteja triste, posso perdoá-lo.

Degrau 4: O que faço >> Digo a Pedro que, embora gostasse muito do brinquedo, vejo que ele não fez por mal.

Degrau 5: O resultado >> Podemos tentar arrumar o brinquedo ou brincar de outra coisa.

* Ideia de Javi Sobrino, publicada em sua web pessoal

Para construir o painel "Escada das emoções", utilizei materiais que eu já tinha em casa.

1 folha de papel A3 para desenho
Lápis de cores
Giz de cera
Adesivos para enfeitar
Mini pregadores coloridos
Pedaços de velcro
Cola de silicone para colar o velcro nos mini pregadores.

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