Como ajudar uma criança de 6 anos a perceber a importância de saber escrever? Esta foi a inquietação que me moveu a criar a atividade de hoje: escrever uma carta!
A carta é um gênero textual em desuso devido às facilidades digitais que encurtam distâncias e diálogos. Ainda mais pra uma garotinha que já mexe no celular da mãe com habilidade surpreendente desde o primeiro ano de vida! Na verdade ela nunca viu uma carta chegar aqui em casa, então essa atividade já possui o elemento automotivador da novidade.
No entanto, o fato de nunca ter entrado numa agência de correios, aliada à possibilidade de ela produzir com suas mãos um recado pra sua tia e pra sua coleguinha que moram em Jacareí/Sp, a fez ficar muito atenta e empolgada com a atividade de escrita sugerida. Antes, eu utilizei o whatsapp pra me comunicar mais rápido com a tia dela e convidá-la a fazer parte da atividade. Ela topou de cara!!
Assim, coloquei os papéis à sua frente e ela mesma escolheu lápis comum e lápis de cera pra produzir sua cartinha. Me disse que queria que tivesse desenhos e letras. Foi então, que ela começou o desenho. Fez muito caprichado, muito colorido e divertido. No verso do papel ela escreveu "TE AMO" assim, todas em caixa alta, apesar de já saber usar a letra cursiva. Perguntei porquê ela não usou cursiva e ela respondeu que queria que ela visse bem grande o quanto ela gosta da colega.
Antes de ir pra escola, o pai a levou à agência de correios mais próxima do nosso bairro. Deus as orientações necessárias pra ela preencher o destinatário e o emissor. Ela usou a letra cursiva pra preencher esses campos. A caneta caiu no chão e quando voltou para o papel já estava dando problema o que atrapalhou bastante a escrita. Estando na agência de correios também experimentou as regras de comportamento dali, aprendendo a ficar na fila e aguardar sua vez.


As cartinhas já foram postadas. Quando chegarem as respostas eu conto pra vocês como foi!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário