segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Resultados de uma intervenção

Quando percebi que o processo de alfabetização formal da minha filha estava baseado na memorização pura e simples das famílias silábicas,  decidi intervir.

Pesquisei em Emília Ferreiro, Magda Soares, Paulo Freire e continuo investigando, estudando o método fônico  (farei um post só sobre ele, outro dia). Enquanto a pesquisa pelo melhor método está em andamento, fui criando algumas ferramentas que compartilhei nos post anteriores à este.

Qual não foi a minha grata surpresa, quando hoje, minha filha me surpreendeu com uma atividade intensa entre eu e a mesa de estudo: corria cá comigo e perguntava quantas letras tinha a palavra "carne" e voltava correndo. Demorava por lá e voltava depois, perguntando quantas letras tinha a palavra "patinete". A cada pergunta eu ficava empolgada e de decompunha sonoramente as sílabas enquanto mostrava a quantidade de dedos que formavam as letras da palavra solicitada. Não aguentei mais de curiosidade e fui até à mesa pra saber o que ela estava elaborando. Era a confecção espontânea de seu próprio livro de adivinhações!

Seguindo o exemplo de quando fizemos juntas um livro de adivinhações artesanal (que eu postei aqui no blog), ela teve a iniciativa própria de fazer o seu. O fato dela correr pra me perguntar com quantas letras formava a palavra que ela queria escrever foi um enorme avanço desde o dia em que iniciei a intervenção.  Antes, Cecília apenas decorava famílias silábicas sem ter a consciência fonêmica - capacidade de descobrir que as palavras são formadas por fonemas. Agora, tão mais cedo do que eu esperava, ela começa a dar os primeiros passos para superar um dos desafios do processo de escrever e ler. Fiquei muito feliz com a sua iniciativa e com os primeiros resultados da intervenção que estou fazendo em casa mesmo!! As crianças querem aprender. Só não querem ser tratadas como robô. Isso as entedia. É preciso desafiá-las, envolvê-las no processo, confrontar suas hipóteses e ajudá-las a superar o conflito cognitivo pra acontecer a produção do conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...