segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Experiências científicas em prol da escrita e leitura

Hoje eu tive a idéia de utilizar as experimentações científicas tradicionais como ferramenta de alfabetização e letramento.

Escolhi a tradicional semente de feijão no algodão molhado. Para isso, expliquei-lhe que iríamos realizar uma experiência científica e que precisaríamos observar todos os dias e anotar o que iríamos observar.

Então, perguntei-lhe se ela gostaria de saber como nasce um feijão, ao que ela abriu seu característico bocão de empolgação que eu já sabia que significava um sonoro SIM! 😃😃

Assim, disse-lhe que precisávamos fazer a primeira anotação: "dia 1 - 3/9/2018", que eu fui ditando e ela escrevendo.
Em seguida, colocamos o algodão molhado dentro de um pote de vidro (escolhido à propósito para podermos ver o nascimento dia-a-dia) e introduzimos 4 sementes de feijão nas laterais do algodão. 


Pra finalizar, colocamos uma semente do feijão no copinho descartável de café,  pra podermos acompanhar e registrar o que acontece tanto no vídeo quanto no copo  (que não é tão visível enquanto o feijão não brotar). Assim ela terá as duas experiências. 

Nos dias seguintes, ela terá que utilizar da escrita e do desenho para registrar as observações. Ao realizar esse processo diário,  ela vai percebendo a função social da escrita! De forma prazerosa e divertida! De quebra, se torna uma mini-cientista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...