terça-feira, 11 de setembro de 2018

Plantando o que cultivou

Oi, pessoal! Estive ausente das postagens porque estou diagnosticada com fibromialgia e tenho algumas fases em que entro em crises agudas. Mas, agora já estou melhor pra poder atualizar minhas descobertas no processo de aprendizagem da minha pequena.

Lembram que utilizei experiências científicas pra estimular o prazer da escrita com ela? Está descrito na postageminha anterior a esta. É só buscá-la aqui mesmo no blogue.
Então, ao longo dos dias estimulei minha filha a ir observando o que acontecia com o feijão e anotando num boquinho.

E finalmente,  hoje foi pra dia em que decidimos juntas que eles já podiam ir pra terra. Estabeleceu-se o seguinte diálogo, logo pela manhã,  após observar os feijões:
Filha: mãe,  eles já tem folhas agora!! Vem ver!!! (Empolgação e ansiedade, nível Hard 😃😃)

Eu: Que lindos!! E agora, o que podemos aprender disso? Por que será que os feijões que estão no saco e que colocamos na panela, não cresceram como estes?

Filha: porque eles estão no saco! Eles precisam de água e algodão pra poder crescer, oras! (Kkk..., a conclusão sobre eles precisarem do algodão é muito lógica para os 6 anos dela, sim.)

Eu: Você tem razão, filha. (Precisamos incentivá-los e apoiá-los nas conclusões que são óbvias pra idade deles). Muito bem!! E agora? Eles ainda podem continuar aí?

Filha: acho que sim, mãe.

Eu: lembra qdo vc era bebê? Mamãe só podia dar o leite pra vc. Eu não dava arroz e feijão ou carne. Porque vc era muito novinha e ainda não estava com o estômago pronto pra receber comida pesada.

Filha, já me cortando: mãe!! Eles precisam ir pra terra agora, não é? OndePor que eles precisam mais do que só a água,  agora.

Eu:  Isso mesmo!! Parabéns!! Vamos plantar na terra?

E assim, foi a menina super empolgada, aprender a cuidar da terra, afofar,  tirar o mato, fazer a leira, pra poder plantar seus feijões.
Compartilho as fotos aqui com vcs!





Quando formos colher, eu aviso pra vcs! Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pacote de atividades para trabalhar valores morais e autorregulação infantil

Gente, que ano é esse?! Uma pandemia que deixa nossas crianças brasileiras trancafiadas dentro de casa e cheias de ansiedade e preocupações,...